quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Síntese Íntegra TIC

Ao analisar o projeto “Instituições sociais, cidadania e fraternidade”, trabalhado pelos alunos dos terceiros anos “B” e “C” da Escola Craveiro Costa, percebemos que a inserção do mesmo só trouxe enriquecimentos às aulas, tornando-as criativas e ricas de conteúdo, levando o aluno a valorizar as instituições sociais e as pessoas a quem estão diretamente ligados, como os familiares. As atividades serviram para assimilar as temáticas abordadas, fazendo com que os discentes tenham uma postura diferenciada em relação à vida em sociedade, desenvolvendo o respeito para com o próximo e com o bem comum.

Neste trabalho desenvolvido as mídias tiveram papel fundamental, e contribuíram significativamente para o enriquecimento do Projeto. O uso da internet contribuiu com um mundo de informações, seja acessando novos links, seja vendo um vídeo sobre o assunto, enfim, fazendo essa interrelação entre currículo e mídias digitais.

Vale ressaltar que quando os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica e interativa e os conhecimentos são bem dinamizados nas atividades, o aprendizado se torna mais significativo. O resultado do projeto confirma o trabalho desenvolvido e foi realmente muito eficaz para a formação cidadã de nossos alunos.

Nome do Grupo: Águia

Participantes: Carla Maciel, Elvanir da Silva, Elisângela Araújo

Disciplinas envolvidas: Português, Sociologia, Filosofia, História

Atividades Desenvolvidas:

1. Pesquisas na internet em diversos sites.

2. Produções textuais.

3. Cartazes.

4. Teatros.

5.Desfile,

6. Coreografias

7. Palestras com as autoridades sobre o assunto trabalhado.

8. Programa de TV.

Objetivo geral da atividade:O objetivo do projeto foi contribuir para que os alunos ampliassem seus conhecimentos a cerca do significado e importância da Família, da Escola, da Religião e do Estado, buscando melhorar o diálogo em cada, através de diversas atividades pedagógicas, bem como desenvolvendo a criticidade e valores humanos, eliminando a alienação.

Conteúdos trabalhados:

1. Coerência e Coesão textual.

2. Produção textual.

3. Instituições Sociais.

4. Cultura.

5. Reformas Religiosas.

6. Renascimento Cultural.

7. Igreja e Estado.

Tecnologias e mídias utilizadas: CDs,aparelho de som, microfone, data show,DVD, computador, tela do data show,caixa de som,câmera fotográfica, câmera de vídeo, cortina não transparente, figurino, cenário, etc.

Duração da atividade: 02 a 20 de julho de 2009.

Aprendizagem adquirida pelos alunos: (atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.) Os discentes desenvolveram o senso crítico, a capacidade de expressar-se publicamente, além de sintetizar as informações coletadas nos diversos meios pesquisados;ampliaram os conhecimentos sobre as instituições sociais trabalhadas, eliminando a alienação.


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