quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Conhecendo uma Experiência


Programa: Portal do Professor

Área de conhecimento: Língua Portuguesa

Tema: Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Subtema: Coesão Textual

A sequência didática analisada refere-se a produção,análise,leitura sobre linguagens,cujo objetivo é introduzir noções de coesão textual em alunos de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental, Médio e EJA, da autora Tânia Guedes Magalhães.

No planejamento há o registro do que os alunos necessitam saber, seus conhecimentos prévios, de suma importância para a eficácia da aula, que são habilidades básicas de leitura e escrita.

Como estratégia a professora elabora cinco etapas que considero essenciais para que o planejamento realmente dê certo, sempre levando textos para que sejam analisados e que se descubram os problemas de repetição existentes nos mesmos, assim os discentes trabalham uma série de recursos da língua: situação anafórica, catafórica, hiperônimos, sinonímia entre outros.

Para cada etapa são distribuídos pequenos textos para que se descubra quantas referências de mesma palavras são utilizadas nos mesmos e após esta análise há sempre uma explicação sobre o uso das palavras, que não devem ser jogadas de qualquer forma. Há uma necessidade de organização para que tenha o texto um sentido, apresentando uma interligação, só assim vemos uma conexão entre cada uma das partes (coesão).

A professora elabora uma série de atividades que ajuda a atingir o objetivo proposto inicialmente, pois os discentes ao resolvê-las acaba descobrindo o quão é importante o trabalho com as palavras, sempre com a proposta de voltar no texto e fazer a leitura do mesmo, visto que a coesão do texto não é fruto do acaso, mas das relações de sentido que existem entre eles, que são manifestadas sobretudo por certa categoria de palavras, as quais chamamos de conectores, visto que estabelecem elos de ligação para criar relações entre segmentos do discurso.

Ao término do trabalho a professora Tânia ainda sugere na quinta etapa que se faça uma referencial do texto “Quando surgiu a camisinha”, trazendo como anexo para ser trabalhado com os alunos.

Essa sequência de trabalho considero bastante produtiva, pois leva o aluno a refletir, por em prática conhecimentos já trabalhados anteriormente, e principalmente faz com que o discente tenha esse contato com os elementos coesivos e com textos diversos, trabalhando uma série de conhecimentos necessários à formação do leitor competente e eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário