quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pesquisa por Projeto

PROJETO SEXUALIDADE: PRAZER EM CONHECER

Trabalho na Supervisão do PEEM (Programa Especial do Ensino Médio) na Escola Craveiro Costa, e a cada término de módulo trabalhamos um projeto com uma determinada carga horária, este com 80 horas. Os professores de Artes organizaram-no e eu os orientei sobre o desenvolvimento do trabalho.

O objetivo é levar ao espaço escolar a discussão sobre sexo e saúde reprodutiva, com base principalmente na participação de adolescentes e jovens em conversas e reflexões, foi a meta do projeto Sexualidade, Prazer em Conhecer, desenvolvido pela Fundação em parceria com a Schering do Brasil. A iniciativa teve como público-alvo alunos do ensino médio, com idade variável entre 14 e 18 anos, justamente a faixa da população que está em pleno processo de formação da personalidade.

As ações se deram a partir de um conjunto de materiais, contendo 20 programas em vídeo, um livro para o professor e um vídeo de capacitação. Os programas tinham aproximadamente 15 minutos de duração e abordavam temas como a primeira experiência sexual, comportamento, violência, doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais, trabalhando conteúdos de sexualidade, saúde reprodutiva e também princípios democráticos como dignidade, igualdade de direitos e responsabilidade.

Foi um excelente trabalho, em cada temática abordada no vídeo,os discentes tiveram a oportunidade de debater questões que ainda são tabus em nossa sociedade, também compreenderam o quanto é importante conhecer a si mesmo para compreender sua sexualidade e assim ter uma postura com seu corpo respeitável e consciente.

Realizamos a culminância desse projeto no Centro Cultural de Cruzeiro do Sul e abordamos uma série de atividades: panfletos, danças, poesias, palestras (na escola sobre DST, drogas); orientações da Secretaria de Saúde do Município, músicas abordando a temática trabalhada, teatro, entre outras. Tivemos a participação da sociedade cruzeirense e o projeto foi um sucesso, principalmente para os alunos que assimilaram todas as informações que com certeza transformaram em conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário