Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.
Currículo: “Uma proposta ou um plano capaz de definir o que fazer nas escolas, o conjunto de objetivos educacionais a serem alcançados e, ainda, o próprio processo de avaliação (já que os exames nacionais têm tendido a fornecer significativos subsídios para o processo de elaboração do currículo)”. Antonio Flávio Barbosa Moreira http://www.tvebrasil.com.br/salto
O uso educativo das tecnologias traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a uma proposta curricular voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com os recursos tecnológicos.
Essa integração entre tecnologias e currículo transforma o espaço escolar e consequentemente a sala de aula, pois passa a ser um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, onde o cidadão vivencia sua formação crítica, subsidiado pelas tecnologias.
Para que aconteça essa integração é preciso que tenhamos um espaço flexível, aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho que leve em conta as contribuições das tecnologias disponíveis tendo como foco a aprendizagem do aluno, sua realidade de vida, interesses e preferências.
A pedagogia de projetos pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento e as mídias (computador, internet, vídeo, televisão, livros) disponíveis no ambiente escolar. Mas sabemos que a grade curricular não abre muito espaço para abordagem dos mesmos e, quando isso acontece há uma articulação dos diversos atores que o constituem (gestores, professores, alunos), pois viabilizam novas práticas pedagógicas, tendo em vista a aprendizagem para a vida.
O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A origem da palavra projeto deriva do latim projectus que significa algo lançado à frente,temos que ter uma mente aberta para o novo, desconhecido, a fim de reformularmos metas, ações projetadas para sanar problemas e dúvidas que possam surgir e, a flexibilidade do currículo só pode trazer conhecimentos que servirão para a vida e para a formação de um cidadão consciente,crítico,questionador.
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