quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Hipertexto

É o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ''Linkar/ou ligar textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes.

Na Educação o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Theodor Holm Nelson, ou simplesmente Ted Nelson, é um filósofo e sociólogo estadunidense1937. Pioneiro da Tecnologia da Informação, inventou os termos hipertexto e hipermídia, em 1963, e os publicou em livro, no ano de 1965. Também inventou os termos transclusão, transcopyright e virtualidade. nascido em

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ted_Nelson

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo .http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informa%C3%A7%C3%A3o

Assimilei que o hipertexto é uma espécie de texto em que nos possibilita acessar outras informações(textos) através de links e que assim a construção do conhecimento se torna bem dinãmica, exigindo do leitor uma maior concentração e análise de tudo aquilo que está tendo acesso. A acessabilidade exigi-nos maior concentração para que não possamos perder o foco e as orientações primeiras que nos permitiram chegar as orientações desejadas. Saber trabalhar o hipertexto em sala de aula torna nossas aulas mais significativas e propõe um trabalho mais interessante ao aluno, pois sabemos que estes não utilizam suas pesquisas corretamente, muitas vezes só plagiam os textos em formato digital e nem ao menos leem o que está pressuposto no mesmo. Induzi-los a essa reflexão tornaria o trabalho do aluno real e significativo e o professor sentiria-se cumpridor do seu papel.

Para a prática pedagógica o trabalho com o Hipertexto faz com que aluno e professor possam adquirir diversas informações, e à medida que são analisadas transformam-se em conhecimento.É preciso que o trabalho com o hipertexto possa facilitar a busca por conteúdos mais significativos, acesso a sites e links confiáveis que tragam embasamento teórico das mais diversas situações e assim nosso estudante aprenda a utilizar essa ferramenta como seu aliado, associando bem as informações, analisando-as eficazmente, reconhecendo os diversos autores dos textos, como uma forma de evitar o plágio e a simples cópia para confecção de trabalho. Levar o aluno a reconhecer o quão é importante a pesquisa, as leituras diversas nas situações desejadas pode fazer com que os mesmos só cresçam intelectualmente, sendo capazes de analisar e criar informações geradas nos diversos links que o hipertexto o possibilitou, portanto a exploração desses textos em formato digital só pode trazer inquitações que possivelmente levarão à aprendizagem significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário