quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

"Quem sou como professor e aprendiz"


O ato de lecionar exige do educador uma preparação diária, que envolve um planejamento eficaz, pois para despertar a curiosidade dos discentes temos que desenvolver uma metodologia diferenciada que chame a atenção e os motive para o processo de aprendizagem. Saber a metodologia adequada que iremos trabalhar, torna nossas aulas mais eficazes e dinâmicas.

Com isso, busco orientar meus alunos para que utilizem todos os meios que possam levá-los a aquisição do conhecimento de forma rápida e dinâmica, tendo em vista que estes recursos tecnológicos abrem um novo horizonte para os discentes, subsidiando-os de todas as informações necessárias para o convívio social e a compreensão do meio em que está inserindo. Afinal, o processo de aquisição do conhecimento se dá em todos os níveis, estamos aprendendo constantemente, as informações nos são repassadas com uma velocidade surpreendente e isso gera uma receptividade imensa com o mundo que estamos inserido.

O ato de repassar conhecimento não é mais estático, exige dinamismo, diálogo, para que haja uma receptividade entre aluno e professor e assim o processo ensino e aprendizagem possa ser mais eficiente. Por isso, a interatividade, o diálogo, a exposição de ideias é de suma importância em sala de aula. Esse trabalho acontece bastante em minhas aulas, sempre um conteúdo gera uma série de indagações que nos levam a um processo mútuo de aprendizagem. A cada dia aprendo com meus alunos, afinal temos uma juventude cheia de vida e com uma bagagem cultural muito grande que merece ser levada em consideração. Com o debate o crescimento acontece e todos crescem com as informações veiculadas.

A forma de ensinar é modificada de forma constante, sempre procuro diversificar minha metodologia de trabalho, respeitando a proposta curricular e o processo de assimilação do discente. Quando percebo que os alunos não entendem, não assimilam o conteúdo, mudo minha metodologia, procurando novas formas de ensinar que leve o discente a aprender de fato aquilo que estamos repassando.O conhecimento tem que acontecer para a vida e quando isso acontece sinto-me realizada pessoal e profissionalmente. É satisfatório quando isso acontece, pois sinto que atingi meus objetivos, e isso me proporciona uma imensa alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário