quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sequência Didática

Sequência Didática

Dados de Identificação:

Escola de Ensino Médio Craveiro Costa


Professoras:

Carla Simone Alves Maciel

Maria Elvanir da Silva

Tânia Maria Lima dos Santos


Disciplina: Literatura

Etapa de escolarização: 1ª Série

Aulas previstas: 08 h/a


Tema: O que é Literatura?


Subtemas:

v - Textos literários e não literários.

v - O mundo real e o mundo da Literatura.

v - Funções da Literatura.

v - O leitor e o texto literário.


APRENDIZAGENS ESPERADAS:

v Promover o estímulo à leitura, o reconhecimento das especificidades do texto literário, a discussão sobre as relações da literatura com a realidade concreta e sobre suas funções na sociedade e também a reflexão sobre o papel reservado ao leitor.


CONHECIMENTOS PRÉVIOS

v Conhecimento de textos: crônicas, poesias, contos, notícias, reportagens.

v Capacidade de interpretar textos.

v Conhecimento da linguagem literária e não-literária.


DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES:

v Divisão da turma em grupos, parte dos alunos lerá textos de Moacyr Scliar e em seguida farão análises e observações de sua estrutura: texto literário. Outra parte fará leituras de notícias jornalísticas e observarão sua estrutura (texto não-literário)

v Em seguida um debate será iniciado com as exposições dos alunos segundo as observações que realizaram, observando os seguintes questionamentos:

  1. O que distingue um texto literário de um não-literário?
  2. Como é a linguagem dos textos observados?
  3. Qual a relação dos mesmos com a realidade?
  4. A sua forma?
  5. O seu conteúdo?
  6. A sua função?
  7. O papel reservado ao leitor?

v Após o debate,@ professor distribuirá dois textos aos alunos: Texto 1: Rio abriga homens da caverna do século 21,do autor Marcelo Bortoloti; Texto 2: O homem em sua caverna, do autor Moacyr Scliar. Em seguida respondem questões propostas em relação aos textos lidos.

v Socializam as respostam, atentando para a formação do pensamento crítico e do seu papel enquanto leitor.

v Exibir o curta “Clandestina Felicidade, para que observe neste fragmento de infância, a descoberta do mundo pelo olhar curioso, perplexo e profundo da criança-escritora Clarice Lispector. http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=311&exib=5937. Assim sistematizarão através de uma produção textual o nascer de um leitor e escritor competente, capaz de encantar a todos como Clarice Lispector.

v No Portal do Professor na Série formação do leitor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9971, há uma explanação sobre o papel do leitor,com exemplificação, para que os discentes possam compreender melhor o mundo real e o mundo da literatura.

v Para reforçar as diferenças entre texto literário e não- literário exibir o vídeo do Portal do professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/715/1.wmv - que retrata os poetas do repente, não só valoriza a poesia repentista, como os poetas do repente, assim os alunos produzirão suas próprias poesias, seus textos valorizando a linguagem literária,como também poderão criar notícias tendo como base o conteúdo do vídeo, estabelecendo na prática as diferenças entre os mesmos e compreendendo as funções da literatura e do seu papel enquanto leitor e escritor.


AVALIAÇÃO:

v Os alunos serão avaliados por sua participação, interesse, produção, atenção no desenvolver das aulas,expondo com clareza,coerência e coesão tudo o que assimilou no decorrer das aulas.

v Avaliações escritas serão feitas ao término do conteúdo,como também os debates serão bastante analisados e avaliados,atentando para a clareza da argumentação, valorizando as informações trabalhadas em sala.

v Realizar um trabalho de pesquisa no site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp abordando as poesias de Fernando Pessoa, os contos de Machado de Assis.

v Realização de diversos exercícios escritos em sala de aula.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Livro Integrado do Positivo. Editora Positivo Ltda- Curitiba.

http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=311#

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=715

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/715/1.wmv

Cruzeiro do Sul,26 de Dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário